Ir para o site iGuard
Govermo quer que todos os carros tenham rastreadores 0

18 de Abril, 2012  | NOVIDADES | 0 COMENTÁRIO(S)

 

O governo quer obrigar todos o carros brasileiros a terem rastreadores, mas tem gente que considera esse equipamento uma invasão.

Um carro com rastreador pode ser localizado a qualquer momento, em qualquer lugar.

Esse equipamento reconhece a localização exata por GPS e um sinal é enviado para uma central de monitoramento. É possível descobrir quantos quilômetros foram percorridos, a que velocidade e por onde o carro passou.

Você quer um rastreador no seu carro? "Eu gostaria sim", afirma o médico, Wagner Matusato. "Eu acho que fere o direito de privacidade das pessoas", diz o arquiteto, Ricardo Marmorato. "Vai que eu sou casado, minha mulher me acha", brinca o gerente comercial, Tácio Lima.

As informações geradas pelo sistema formam um banco de dados que conta a história do veículo e de seus ocupantes. Quando um cliente contrata o serviço, contrata com a promessa de que a história será mantida em segredo. "Somente ele que possui a senha, como senha bancária, caso ele queira ceder para alguém a responsabilidade é total dele", explica a Diretora de atendimento, Giane Guedes.

O Conselho Nacional de Trânsito quer localizadores em todos os carros novos do país. Duas resoluções foram criadas para obrigar a instalação nas montadoras e, duas vezes, a regra foi suspensa pela Justiça. Os críticos da ideia não questionam a tecnologia, mas dizem que, na resolução, falta uma qualidade importante: o respeito à vontade do cidadão.

A resolução do Denatran, suspensa por liminar, previa que a instalação fosse obrigatória, mas que o equipamento só seria acionado se o dono quisesse.

O Juiz entendeu que isso não fazia sentido e era anti-econômico. A Ordem dos Advogados do Brasil concorda. "Eu acho que é inconstitucional porque fere o meu direito de liberdade. Como vai ser colocado um equipamento que não é da minha escolha, então não pode ser obrigado", afirma o Presidente da Comissão de trânsito da OAB, Ciro Vidal.

Enquanto a decisão final da Justiça não sai, o localizador divide opiniões. A obrigatoriedade não. "A gente tem liberdade de escolher o que quer. Localizar ou não o carro", afirma a advogada, Anaí Frozoni.

Fonte: Jornal da Globo

  Comente aqui



Através de rastreador, PM recupera veículo roubado em Goiânia 0

22 de Fevereiro, 2012  | NOVIDADES | 0 COMENTÁRIO(S)

Carro pertence a uma empresa de entrega de produtos vendidos pela internet. Fiorino e mercadoria de eletroeletrônicos foram encontrados em uma casa.

Com a ajuda do sistema de rastreamento, a Polícia Militar (PM) recuperou, na tarde desta quarta-feira (22), um Fiat Fiorino, que pertence a uma empresa de entrega de produtos vendidos pela internet. O carro, que possuía rastreador, havia sido roubado pela manhã na porta da empresa, no Setor Aeroporto, em Goiânia. De acordo com a polícia, o veículo foi encontrado em uma casa, no Residencial Eli Forte, também na capital.
No local, a polícia também recuperou os produtos, entre eles celulares, DVDs, home theater e micro-ondas. Segundo informações da polícia, uma mulher de 31 anos estava no local e foi detida. Ela foi encaminhada ao 1º Distrito Policial de Goiânia.
O marido dela, um homem de 33 anos, é, segundo a polícia, o principal suspeito do roubo. Até as 17h50 desta quarta-feira (22) ele ainda não havia sido localizado, mas teria entrado em contato com a corporação informando que iria se apresentar. De acordo com a PM, ele já tem passagem por furto.

Fonte: G1
  Comente aqui



Rastreador ajuda polícia a encontrar desmanche em Sorocaba, SP 0

14 de Fevereiro, 2012  | NOVIDADES | 0 COMENTÁRIO(S)

Ponto de receptação de veículos ficava no bairro Bom Jesus.
Caminhonete furtada na última sexta possuía sistema de rastreamento.

A Polícia Civil de Sorocaba, interior de São Paulo, encontrou um ponto de receptação de veículos roubados nesta terça-feira (14). O sistema de rastreamento de uma caminhonete, roubada na última sexta-feira (10), ajudou no trabalho dos policiais.
No desmanche, que ficava no bairro Bom Jesus - limite entre Sorocaba e Iperó -, a polícia encontrou outras duas caminhonetes que já estavam com os chassis adulterados, além de documentos, celulares e equipamentos utilizados para roubo de carros.
O proprietário do terreno não estava no local. Ele já tem passagem pela polícia por roubo e receptação de veículos.

Fonte: G1
  Comente aqui



Carro roubado é encontrado na casa de policial aposentado em BH 1

09 de Fevereiro, 2012  | NOVIDADES | 1 COMENTÁRIO(S)

Veículo de luxo estava com as placas adulteradas em uma casa na Pampulha. Advogado de detetive aposentado disse que ele está fora da cidade.

Um carro roubado no início do mês foi encontrado nesta quinta-feira (9) na casa de um policial aposentado no bairro Trevo, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. O veículo de luxo estava com as placas adulteradas.

O advogado, Ricardo Neiva, que representa o detetive aposentado, disse que ele está fora da cidade. Neiva disse ainda que a caminhonete foi deixada na casa do cliente nesta quarta-feira (8) a pedido de um amigo. “O proprietário da casa não estava ciente que o veículo era produto de furto”, informou o advogado.

A caminhonete foi encontrada por meio do rastreador instalado no carro. Segundo a polícia, o dono do veículo não informou sobre o dispositivo no momento em que registrou a ocorrência do assalto, no dia 7 de janeiro.

Ainda de acordo com a polícia, a caminhonete de Belo Horizonte, já estaria com a placa do Rio de Janeiro. Os objetos que estavam no carro no dia do roubo foram encontrados por um morador de rua nesta quarta-feira (8) no bairro Cachoeirinha, na Região Nordeste da capital mineira, que entrou em contato com o dono.

No fim da tarde desta quinta-feira (9), a caminhonete foi rebocada para o pátio do Departamento de Trânsito (Detran). Segundo a polícia, o caso será encaminhando para a delegacia do Detran para ser apurado. O detetive aposentado está sendo aguardado para prestar esclarecimentos.

Fonte:G1
  Comente aqui



Rastreadores ajudam polícia a esclarecer casos de assassinato 0

17 de Janeiro, 2012  | NOVIDADES | 0 COMENTÁRIO(S)

A partir de 2013 o equipamento será obrigatório, mesmo ainda não sendo, já foi instalado em quase dois milhões de automóveis no Brasil.

Aumentou muito o número de rastreadores na frota brasileira. São equipamentos que indicam a localização exata do veículo. E que acabam ajudando na segurança do motorista.
Mesmo não sendo obrigatório, o equipamento já foi instalado em quase dois milhões de automóveis no Brasil. O rastreamento de veículos no país começou há 20 anos, quando a maior preocupação era com o roubo de cargas. A partir de 2013 o equipamento será obrigatório em todo carro que sair da fábrica. O rastreador tem ajudado a polícia a esclarecer até mesmo casos de assassinato.

É uma caixinha preta que manda para uma central de monitoramento as informações sobre o carro. No computador aparece, em tempo real, o local, a velocidade, se o veiculo está ligado ou não. Por segurança, nem o dono sabe onde o rastreador é instalado no veículo.

“O equipamento independe de alguém pedir posição, ele está conectado a central como se fosse um computador ligado a um servidor mandando informações a cada cinco minutos para central e gravando essas informações, aonde está , qual a velocidade e quais são os dados dele naquele momento”, disse o diretor de tecnologia e marketing Élcio Fernandes Vicentini.

Informações que têm sido usadas pela polícia. Foi um rastreador que mostrou por onde andou o principal suspeito da morte da advogada, Mércia Nakashima. Ele revelou que o ex-namorado dela, Mizael Bispo de Souza, esteve perto do local onde Mércia desapareceu. E também, que no dia do crime, Mizael se encontrou com outro suspeito de participação no assassinato. O aparelho instalado no carro do casal Nardoni, registrou a hora exata em que o veículo parou na garagem do prédio, no dia que a menina Isabela foi morta. Assim a promotoria calculou em quanto tempo o casal agiu.

Os dados enviados pelo equipamento são armazenados e é possível saber onde o veiculo esteve na semana passada, há um mês, há um ano. Uma empresa em São Paulo tem 220 mil clientes. O diretor de tecnologia diz que o sistema já ajudou a recuperar 22,6 mil veículos. E se o motorista for levado por bandidos, ele ainda tem um recurso para pedir socorro. É o chamado botão do pânico.

Esse botão pode ser colocado perto do volante, na fivela do cinto de segurança, no porta malas, onde o dono do veiculo quiser. Ao apertar o botão, imediatamente, chega um aviso aqui na central de monitoramento, que a pessoa está uma situação de pânico dentro do carro.

“O software que vem dentro do equipamento já está preparado com o botão de pânico. Quantos botões de pânico e se vai ter o botão, é o usuário que define qual é a necessidade dele. Ele pode definir que no carro dele ele vai ter 3, 4 ou 5, pode definir que no carro do filho vai ter um ou dois, ou seja, ele é totalmente configurável”, afirmou o diretor de tecnologia e marketing Élcio Fernandes Vicentini.

Equipamentos de rastreamento via satélite em celulares e computadores portáteis já levaram a polícia a prender ladrões. Bastou rastrear o que foi roubado, para encontrar o assaltante.

Fonte: G1
  Comente aqui



Anterior  1  2  3 
Página 3 de 3 - Resultados de 1 a 5
FAÇA SUA BUSCA
CATEGORIAS
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Copyright © 2013 iGuard - Todos direitos reservados
Home| Contato| Loja