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Haima chega ao Brasil ainda em 2012 0

15 de Outubro, 2012  | NOVIDADES | 0 COMENTÁRIO(S)

Marca chinesa, criada em parceria com a Mazda, venderá até o final do ano o hatch compacto Haima2

Jair Oliveira

Depois de ensaiar sua vinda à terras tupiniquins algumas vezes, parece que enfim a chinesa

Haima, empresa representada pelo grupo Districar, começará a atuar no mercado brasileiro. De acordo com a assessoria da marca, a montadora terá um estande exclusivo no Salão do Automóvel de São Paulo e comercializará seus veículos logo após o evento paulistano.

O primeiro carro a chegar será o Haima2, um hatch compacto derivado do Mazda2 que deve brigar diretamente com Fiat Palio, Volkswagen Fox e Renault Sandero.

Cerca de três meses depois – entre janeiro e fevereiro de 2013 – será a vez do sedã médio Haima3 e do utilitário esportivo Haima7 chegarem às lojas. Ainda não há informações sobre quais motores serão usados nos modelos ou os preços que serão praticados.

 

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Revisão antes da viagem 0

11 de Outubro, 2012  | NOVIDADES | 0 COMENTÁRIO(S)

Os itens que precisam ser checados antes de pegar a estrada

Por Juliano Barata

Preparamos uma lista de itens importantes a serem checados antes de cair na estrada, mesmo para quem segue a rotina de manutenção recom

endada pela fábrica. Contudo, atente ao tempo: a revisão não deve ser feita na véspera, já que se houver necessidade de substituição de alguma peça, muias vezes é impossível fazer isso de um dia para o outro. Confira:
Pneus

Não se esqueça de incluir o estepe na inspeção. No caso de haver uma ou mais bolhas, substitua imediatamente a unidade: é um indicativo de dano estrutural irreversível na carcaça, havendo sérios riscos de explosão, principalmente na estrada – onde o pneu é exposto a uma temperatura maior, elevando sua pressão interna.

Desgaste irregular na banda de rodagem é um indicativo de desalinhamento da suspensão, ou de uso de pressão inadequada no pneu por longos períodos. De acordo com a Resolução 558/80 do Código Nacional de Trânsito, os sulcos devem ter no mínimo 1,6mm de profundidade. É pouco se comparado a um pneu novo, com 8mm em média. Eles são vitais para a correta drenagem na banda de rodagem no caso de chuva, prevenindo a temida aquaplanagem.

Cheque a pressão de todos os pneus, e atente à quantidade de passageiros e bagagem que o carro irá carregar, pois quase todos os modelos exigem pressões diferentes para esta condição.

>> O que um pneu descalibrado provoca na dirigibilidade de um carro
>> Testamos e provamos: pneus gastos são fator de risco na chuva
Rodas

Em rodas de ferro, procure amassados. Se a pressão de um pneu estiver mais baixa que os demais, é provável que a roda esteja amassada, permitindo a fuga de ar. O reparo é simples e pode ser feito por um bom borracheiro. Em rodas de liga, atente a quebras e trincas. Dependendo do caso, sua substituição pode ser necessária.
Triângulo, macaco e chave de roda

Não confira apenas se os itens estão no carro. Faça uma checagem de funcionamento: um triângulo com a haste de apoio quebrada não serve pra nada, por exemplo.
Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas

Muitas vezes são deixados de lado. O pior é que seus sintomas costumam aparecer somente em velocidades mais altas: vibrações ao volante, no caso de uma roda desbalanceada; ou direção desalinhada (o carro puxa para um dos lados), no caso de alinhamento fora das especificações de fábrica – que pode ocorrer quando o carro acerta um buraco ou a calçada.

>> Atenção: pneu cantando é sinal de desalinhamento e de perigo
Barulhos na suspensão

Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo devem ser averiguados na autorizada. As condições de nosso pavimento podem levar a um desgaste de partes da suspensão antes do prazo previsto na revisão.
Fluidos

Na estrada, o motor é submetido a um esforço maior que no ciclo urbano. Por isso, é importante checar o nível, a validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros, bem como a presença de vazamentos: líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, e nível do combustível do reservatório de partida a frio (carros flex). Se o prazo de troca de filtros e fluidos estiver próximo, não há mal em adiantá-lo.
Sistema elétrico

Confira se as lanternas, faróis e piscas estão funcionando corretamente. Substituir uma lâmpada queimada é algo rápido, e pode prevenir um acidente.
Sistema de limpeza dos vidros

Além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores, confira o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas. Se estiverem ressecadas, não farão o escoamento adequado da água. No dia da viagem, limpe bem os vidros: a sujeira reflete luz e dificulta a visão. Em carros sem ar-condicionado, não é má idéia levar um pano de algodão e um spray anti-embaçante. Na chuva farão grande diferença.
Outros itens

No caso de você não ter seguido as revisões por um motivo ou outro, confira também o estado destas peças, seja na concessionária ou em uma oficina especializada. São itens que podem estar funcionando aparentemente bem, mas que poderão apresentar falhas ao serem submetidos ao esforço maior do uso rodoviário: ??Sistema de ignição e injeção, molas e amortecedores, rolamentos de roda, pastilhas de freio, coifas e juntas homocinéticas e a correia dentada do motor, bem como seus respectivos rolamentos.
 
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Novo Ford Fusion 2013 – Apresentação no Salão de São Paulo 2012 0

10 de Outubro, 2012  | NOVIDADES | 0 COMENTÁRIO(S)

 

O Salão do Automóvel de São Paulo terá início apenas no dia 24 de outubro de 2012, entretanto, desde já muitos são os burburinhos acerca dos promissores veículos que serão ap

resentados no evento. Uma das novidades mais cercadas de expectativa e comentários é o novo Fusion 2013, da montadora Ford.

Bem diferente do modelo atual, o carro virá com significativas mudanças. Para começo de conversa, a nova versão será similar aos demais sedãs da montadora, com traços mais alongados e joviais. Além disso, o novo Fusion será disponibilizado com três opções de propulsor, o 1.6, o 2.0 e o 2.5, que no caso, será mais evoluído que o motor V6, pois contará com tração integral e câmbio automático de seis marchas.

Em termos de visual, o design arrojado se destaca. O veículo foi totalmente reestilizado e os faróis ganharam novos desenhos. Há de se ressaltar que na parte interna o Fusion continua conservador e não inovou em basicamente nada.

Segundo algumas fontes que já viram o projeto, o novo Fusion se parece com o bem sucedido norte-americano Mondeo, que é o queridinho dos apaixonados por carros em muitas partes do mundo. O modelo da Ford estará disponível para venda ainda neste ano.

Por Larissa Mendes de Oliveira
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Fusca 0

30 de Setembro, 2012  | NOVIDADES | 0 COMENTÁRIO(S)

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Peugeot 408 Griffe – Novidades do novo modelo 0

25 de Setembro, 2012  | NOVIDADES | 0 COMENTÁRIO(S)

 

 

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